Novas Licitações – Como encontrar editais para sua empresa!

Eu já fui iniciante em licitações e sei como é assustador ter que procurar manualmente no Google ou em ferramentas ruins (ou até mesmo usando técnicas mirabolantes rsrs) para encontrar novos editais e que esses editais sejam realmente RELEVANTES para sua empresa.

Sorte minha que eu tive ajuda de amigos e encontrei a melhor forma de buscar novas licitações, já filtradas no seu ramo de atividade e sem o risco de perder prazos.

facebook_not_like-100564142a-primary.idgeO que não recomendo!

Vou começar a falar sobre a forma que da mais trabalho, menos resultado, porém é a forma gratuita de se de se encontrar licitações: Buscando nos portais do governo ComprasNet e Licitações-e.

No ComprasNet são feitas por volta de 400 licitações por dia e estão cadastrados neste site cerca de 330 mil fornecedores. A grande vantagem do ComprasNet é seu cadastro gratuito, porém eu não sou muito fã de sistemas que você não precisa pagar nada para usar, pois normalmente em algum momento (normalmente quando você mais precisa) ele vai parar de funcionar e você vai ficar na mão.

Outra plataforma muito utilizada é o Licitações-e, que diferentemente do ComprasNet, possui um cadastro pago anualmente. Neste portal mais de 4.000 agências bancárias do banco do Brasil e mais 1.676 órgãos realizam suas licitações.

Mas o grande problema do ComprasNet e do Licitações-e, no que se trata de procurar licitações, é que mesmo você encontrando MUITAS licitações nestes portais você não encontrará a maioria das licitações, o que também significa que você terá que ir em sistemas paralelos se você não quiser perder nenhuma oportunidade. Infelizmente o governo não interliga as plataformas, ou seja, ele possui sistemas distintos para cada estado, o que é muito ruim para quem está começando e não sabe como encontrar novas oportunidades.

Uma dica valiosa!

A grande dica que dou para você é contratar um sistema para ajuda-lo no processo, pois só com o tempo que você irá economizar nessas buscas manuais para encontrar os editais já pagam a ferramenta. Além de você ter a grande vantagem de não precisar se preocupar em perder prazos, pois se você utilizar um bom sistema você receberá a informação da abertura da licitação NO DIA que isso aconteceu.

Mas então, quais sistemas eu recomendo?

Atualmente eu recomendo duas plataformas que fazem isso muito bem:

rcc licitaçõesRCC Licitações

Este site monitora mais de 3.300 portais para viabilizar do governo, sendo os principais: Compras Net, Diário Oficial da União, Diário Oficial de São Paulo, Licitações E, entre outros.  O bom disso é que você terá uma busca facilitada por filtros e sem limites de palavras chave, o que ajuda a encontrar a melhor licitação referente a seu ramo de atividade.
Além disso, eles entregam algo que é chamado de ‘inteligência de mercado em licitações’ em que você conseguirá saber qual o preço por produto ou serviço prestado por seus concorrentes em licitações antigas. Eles possuem mais algumas funcionalidades, mas se vocês quiserem posso fazer uma análise mais a fundo na ferramenta futuramente.

 conlicitaçãoConlicitação

Assim como o RCC licitações o Conlicitação monitora uma gama muito grande de portais do governo, o que significa que você não terá que perder seu tempo valioso tendo que entrar nos portais que você tem interesse.
O envio dessas informações é feito através de boletins diários (eu recebia três por dia) e as informações recebidas são normalmente precisas. Esse portal é um pouco mais básico que o da RCC licitações, por não ter esse módulo de inteligência de marcado, porém entrega muito proposto pelo mesmo, além de ser mais barato que o da RCC também.

Pra finalizar

Como falei para vocês, se você quiser você pode utilizar a ferramenta do governo para encontrar suas licitações. Isso vai funcionar? Vai. Entretanto você terá que procurar em todos os portais que você tem interesse, o que vai te dar muito trabalho, além de correr o risco de perder os prazos de uma licitação (pois ninguém vai olhar manualmente isso todo o dia) e com essa licitação que você perdeu você poderia ter contratado um bom sistema pago para fazer o serviço por você.

Dentre os sistemas que recomendo, tanto o RCC licitações quanto o Conlicitação fazem bem seu papel, ambos entregam MUITAS licitações (embora nenhum deles entregue TODAS as licitações do Brasil). Então se você quiser algo mais robusto e completo, já com um sistema para analisar essas licitações o RCC é para você, porém se você quiser somente as informações de forma simples mas funcional eu recomendo o Conlicitação.

Fica a dica. Qualquer outra dúvida a respeito fico a disposição nos comentários!

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: